Você está aqui: Página Inicial Institucional Competências

Competências

Competências das principais unidades da instituição:

REITORIA

A Reitoria é o órgão executivo superior que coordena, fiscaliza e traça as metas de planejamento e desenvolvimento da Instituição, estabelecendo as medidas regulamentares pertinentes.

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO – PROAD

A Proad é um órgão executivo da Administração Superior da Ufopa para assuntos de administração, no que diz respeito à coordenação e execução dos processos relativos ao orçamento, atos financeiros, contábeis e patrimoniais, serviços de compras e estabelecimento de contratos e convênios, objetivando viabilizar a adequada consecução das atividades finalísticas da Instituição.

PRÓ-REITORIA DE CULTURA, COMUNIDADE E EXTENSÃO – PROCCE

Cabe à Procce planejar, executar, coordenar e avaliar, de forma integrada, as ações de extensão e de cultura propiciando a integração do ensino, pesquisa e extensão. A Procce deve receber, homologar e registrar propostas de ações de extensão de diferentes áreas do conhecimento, geradas pelas unidades acadêmicas ou administrativas da Ufopa, devidamente aprovadas por seus conselhos deliberativos.

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PROEN

A Proen é responsável pela proposição, coordenação, avaliação e alteração das políticas de ensino de graduação (presencial e a distância), em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional e na legislação vigente, em cooperação com as unidades acadêmicas e administrativas da Ufopa.

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL – PROGES

A Proges tem como missão incentivar, apoiar, orientar e acompanhar, de forma articulada com as demais Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas, Secretarias Administrativas e Órgãos Suplementares, o estudante, em suas múltiplas demandas, no decorrer de sua trajetória estudantil, por meio de ações afirmativas de permanência nas áreas social, psicológica, pedagógica e esportiva, em vista do bom desempenho acadêmico.

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS – PROGEP

A Progep tem o papel de coordenar e gerenciar ações  direcionadas Servidores Técnicos Administrativos e Docentes que compõem o quadro de pessoal da Universidade Federal do Oeste do Pará, nos aspectos relativos ao desenvolvimento e capacitação, qualidade de vida no trabalho e administração de pessoal.

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PROPLAN

A Proplan é responsável pela coordenação geral do processo de transformação dos objetivos estratégicos da Instituição em resultados para a sociedade, visando ao cumprimento da missão e da visão de futuro da Ufopa, Assessorando a Reitoria no planejamento, programação e desenvolvimento das atividades institucionais em matéria de sua competência.

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – PROPPIT

A Proppit é a unidade responsável pela elaboração e cumprimento das políticas de pesquisa, pós-graduação e de inovação tecnológica da Ufopa. É, também, a responsável pelo registro, acompanhamento e divulgação das pesquisas na Universidade e pela gestão das bolsas de iniciação científica da Instituição e pela regulamentação, avaliação, acompanhamento e implementação dos cursos de pós-graduação e pela execução, na Instituição, de programas financiados por agências federais e estaduais de fomento à pesquisa e à pós-graduação e por propor o intercâmbio científico entre a Ufopa e as demais instituições governamentais ou não, sejam nacionais, sejam internacionais.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – ICED

O Iced tem como objetivo formar educadores comprometidos com a transformação social do Brasil e da Amazônia, para atuar na educação básica e educação superior, quer no espaço escolar, quer em outros espaços sociais nos quais a atuação desse profissional se fizer necessária, sempre numa perspectiva de promover o ensino crítico e reflexivo que instrumentaliza o indivíduo para intervir na sociedade, tendo em vista a sua transformação e a construção da cidadania.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE – ICS

O ICS tem como objetivo produzir conhecimento acerca do funcionamento da sociedade, sobretudo no que se refere a suas múltiplas diferenciações e organizações internas, às diferentes estratégias de relação com a natureza e sua inserção na sociedade regional no contexto global.

INSTITUTO DE BIODIVERSIDADE E FLORESTAS – IBEF

O Ibef é uma Unidade Acadêmica de formação superior em graduação e pós-graduação voltada para a área de Ciências Agrárias e Biotecnologia. Tem como missão propor alternativas de crescimento socioeconômico para a agricultura familiar e modelos sustentáveis de manejo e comercialização de produtos florestais madeireiros e não madeireiros para a Amazônia, buscando alternativas que garantam viabilidade econômica, conservação do ambiente e respeito social.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DAS ÁGUAS – ICTA

O ICTA visa à construção de cenários sustentáveis para as águas amazônicas. Dessa forma, a missão do instituto é ser referência na formação de profissionais habilitados em recursos hídricos e aquáticos, com capacidade técnica e científica para pesquisar, diagnosticar e solucionar os problemas gerenciais, tecnológicos e organizacionais em suas respectivas áreas de atuação na região amazônica.

INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIÊNCIAS – IEG

O IEG sustenta-se em três áreas de formação continuada, nomeadamente Ciência e Tecnologia, Ciências da Terra e Computação. Sua missão é realizar a educação tecnológica, com responsabilidade social e ambiental, visando à formação e à qualificação de profissionais capazes de promover o desenvolvimento tecnológico da Amazônia de forma sustentável, por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.

INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA – ISCO

O Isco tem como missão formar profissionais capacitados para promover, proteger e recuperar a saúde da população na região amazônica. Sua visão é ser reconhecido como Instituto de excelência em ensino, pesquisa e extensão em saúde na região amazônica.

CENTRO DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR – CFI

O CFI tem a missão de promover a articulação das diversas áreas do conhecimento em prol da construção de uma abordagem institucional interdisciplinar de seus programas acadêmicos e gerenciais, por meio da oferta de ensino nas modalidades que se mostrarem adequadas, integrado à pesquisa e à extensão.

 

Confira outras competências da Ufopa no estatuto da instituição.